Não deixe o seu Negócio depender apenas das Redes Sociais

Alguns motivos porque deixar o seu negócio depender apenas das redes sociais, pode não ser a melhor estratégia de marketing a seguir.

As redes sociais alteraram por completo a forma como as empresas fazem publicidade, especialmente no digital. Mas será seguro deixar o seu negócio depender apenas das redes sociais, no que diz respeito ao marketing digital?

Atualmente muitos pequenos negócios são conduzidos apenas com a presença no Instagram ou Facebook. Não admira que seja assim – o marketing nas redes sociais funciona – então porque não tirar proveito disso?

O poder das redes sociais

Não há dúvida que o marketing digital nas redes sociais pode trazer muitos benefícios para o seu negócio.

Quando feito corretamente e em conjunto com outras estratégias e plataformas, pode ser um verdadeiro aliado para o crescimento do seu negócio.

Pessoas como Gary Vaynerchuk e Kim Kardashian sabem usar na perfeição o poder das redes sociais para promoverem os seus negócios.

Mas eles fazem muito mais do que simplesmente publicar nas redes sociais. Têm lista de emails massiva, sites, blogs, lojas online e múltiplas estratégias fora das redes sociais.

Deixo aqui alguns motivos porque deixar o seu negócio depender apenas das redes sociais, pode não ser a melhor estratégia a seguir.

Não controla a plataforma

Não importa quão vasta é a sua audiência ou quanto tempo passa nas diferentes redes sociais. Não é dono dessas plataformas nem tem controlo sobre o que se passa com os seus perfis ou como são entregues os conteúdos que produz.

Certamente já viu inúmeros casos de pessoas com milhares de seguidores e anos de publicações a perderem o acesso aos seus perfis, de um momento para o outro e sem qualquer aviso ou justificação.

Por vezes é possível recuperar, outras vezes não e a única solução é começar do zero.

Problemas nas redes sociais

O mesmo acontece com os anúncios do Facebook e Instagram. Quantos já viram a sua conta de anúncios bloqueada?

É certo que existem termos e condições que são necessários seguir. Nada a discutir nesses casos. Mas já vi casos suficientes de pessoas e negócios que perderam acesso às suas contas sem nunca chegarem a ter uma justificação.

Isso, para mim, é o suficiente para não querer colocar todos os ovos na mesma cesta.

O que faria se ficasse sem acesso ao Facebook e Instagram? Possui alternativas para continuar a contactar com os seus seguidores? Ou a única solução seria começar tudo do zero?

Falhas nas plataformas

Quem não se lembra do apagão no Facebook a 4 de outubro de 2021?

A rede Facebook, Instagram e WhatsApp ficaram totalmente inacessíveis por longas horas e levou muitas pessoas a equacionarem se vale a pena colocar todas as suas fichas nestas plataformas.

Muitos empreendedores foram afetados significativamente. Campanhas de anúncios que ficaram penduradas, diretos que estavam planeados e certamente muitas vendas que deixaram de ocorrer.

É certo que este tipo de ocorrências é raro mas dá que pensar em como pode ser importante ter formas alternativas para as pessoas o encontrarem e como pode continuar a comunicar com os seus clientes e seguidores numa situação deste género.

Alcance orgânico a cair

Lembra-se dos bons velhos tempos quando os seus posts no Facebook tinham um alcance fantástico? Quando a maior parte dos seguidores da sua página no Facebook podiam ver as publicações nos seus feeds?

Esse tempo parece agora bem longínquo.

Depois o jogo mudou e o vídeo começou a ganhar destaque. Depois vieram os diretos e mais recentemente os Reels. Parece uma corrida em que linha de chegada é puxada para a frente sempre que dela se aproxima.

Os algoritmos tomaram conta do alcance das redes sociais e apenas uma pequena franja dos seus seguidores realmente vê os seus conteúdos.

A solução para ter mais alcance nestas plataformas passa por pagar para impulsionar as suas publicações. Para quem tem orçamentos mais apertados, pode ser um desafio.

Além disso, não é garantido que terá os resultados que deseja ao pagar por anúncios. Existe toda uma série de parâmetros e testes a realizar até conseguir taxas de conversão aceitáveis.

Fraco alcance temporal

Ao alocar recursos e tempo na produção de conteúdo para as redes sociais, deverá ter em conta a curta validade das publicações neste tipo de plataformas.

Um post no feed do Instagram poderá ser visto pelos seus seguidores por um ou dois dias e rapidamente ficará esquecido no seu perfil. No Facebook acontece da mesma forma. No Twitter esse tempo é ainda mais curto.

Embora não seja propriamente uma rede social, o Pinterest proporciona melhores resultados a este nível, podendo alguns pins continuar a aparecer nas pesquisas durante meses ou anos.

A solução passa pela diversificação

A única forma de verdadeiramente assegurar que não ficará novamente dependente de terceiros é diversificar a sua estratégia de marketing.

A ideia é não ficar totalmente dependente de uma plataforma, como o Instagram ou Twitter e de preferência ter outros canais, que não somente as redes sociais.

Lista de emails

Uma das formas mais simples para deixar de depender apenas das redes sociais, é criar uma lista de emails e fazê-la crescer à medida que vai construindo a sua presença online.

O motivo porque é tão importante criar a sua lista de emails é que esta dá-lhe uma linha direta de comunicação e sem filtros com os seus mais fiéis seguidores.

Enquanto a lista de emails é sua e pode transferi-la para qualquer outro serviço, não pode fazer o mesmo com os seus seguidores nas redes sociais. Não os pode transferir para outra plataforma.

Site ou blog

Ter um site ou blog é fundamental para quem pretende se destacar perante a concorrência. Com o agitação que existe nos dias de hoje ao redor das redes sociais, por vezes esquecemo-nos desta poderosa ferramenta.

Diria até que o seu site ou blog deverá ser a centro de toda a sua estratégia de marketing digital. Use as redes sociais para direcionar os seus seguidores para o seu site.

O seu site ou blog deverá ser a centro de toda a sua estratégia de marketing digital.

Ter um site dá-lhe total controle sobre os conteúdos e forma como chega até à sua audiência. É nele que pode apresentar de forma conveniente os seus produtos e serviços.

Além disso, poderá também facilmente usá-lo para fazer crescer a sua lista de emails.

Não recomendo criar um site numa plataforma gratuita. Opte por uma plataforma profissional como o WordPress e com alojamento próprio. Desta forma terá total controle sobre esta ferramenta.

Uma das principais razões para ter um site é poder aparecer nas pesquisas dos motores de busca como o Google ou Bing.

Se juntar um blog ao seu site, aumentará as chances de ser encontrado nos motores de busca. Tudo vai depender da qualidade dos seus conteúdos e da sistemática de publicação.

Pinterest

Como referi acima, o Pinterest não é propriamente uma rede social, mas sim um motor de busca visual.

Se está num nicho visualmente apelativo como a beleza, moda, culinária ou decoração, sugiro que faça algumas experiências no Pinterest e observe o retorno.

Poderá ser uma mais valia, tanto para reconhecimento da sua marca, como para direcionar tráfego para o seu site.

É hora de agir

Evite o erro de deixar o seu negócio depender apenas das redes sociais. Diversifique e experimente novas plataformas, que melhor se ajustem ao seu modelo de negócio.

Subscreva a Newsletter

Seja o primeiro a receber as novidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *